quinta-feira, 19 de junho de 2014

Vai ter Copa? Sim, e está sendo uma festa!

Como estão todos, mas todos mesmo falando sobre a Copa, Mundial, World Cup, também vou deixar registrado.

Confesso que mesmo morando no país do futebol, nunca acompanhei nem gostei muito de futebol. Nem time de coração tenho e isto sempre é um constrangimento quando viajo, pois todos em todos os países que visitei já me perguntaram sobre algo relacionado a futebol. E, eu nunca tenho uma opinião, nunca estou a par dos últimos acontecimentos. Enfim, fato é que esta Copa mudou meu sentimento pelo futebol, ou quase.



A Copa está sendo uma festa e pela primeira vez estou curtindo acompanhar os jogos, seja lá quem estiver jogando. Torcidas unidas invadindo este país continental de Manaus a Porto Alegre. Sempre achei impressionante o que apaixonados por futebol podem fazer para atravessar o mundo para ver seu time ou país jogar e começo a entender o porquê.

Porque é da natureza humana torcer por algo desde os primórdios. Não é a toa que o coliseu lotava para ver pessoas lutando até a morte e disputas sempre foram utilizadas para apaziguar multidões e ser pano de fundo para negociações políticas. Por isto chefes de estado viajam o mundo para estar presente na abertura dos jogos. Cristina Kirchner não veio... prenúncio do calote?

E, se o Brasil não ganhar, o país ganhou em civilidade recepcionando bem os turistas mesmo sem o inglês que todos temiam ser um problema. Turistas são preparados em "se virar" e contornar imprevistos. Espero que os brasileiros ganhem também auto-estima e passem a valorizar o país e parar de achar que fora é melhor, porque nem sempre é. Há muito o que melhorar, mas sem acreditar e sem fazer sua parte, realmente não há como mudar. Vamos ser conscientes e tentar fazer algo nas urnas, mas confesso que este ano está difícil decidir em quem votar.

Mas deixando a política de lado, e agora com o coração mais apaixonado pelo futebol, apesar do quase acima, será que escolho um time? Sugestões?

Live. And dream. Pa.T.

Nenhum comentário:

Postar um comentário