sábado, 25 de janeiro de 2014

São Paulo • San Paolo • Sampa • A terra da Garoa


Em homenagem ao aniversário da cidade que mais amo!




Falar de São Paulo é tarefa fácil e ao mesmo tempo complicada. Fácil pois sou paulistana, amo a cidade, mas ao mesmo tempo complicada pois é uma cidade imensa, intensa, cheia de coisas para se fazer, ver, amar e odiar. E, por falar em ódio, sim, é das cidades que ou se ama ou se odeia.

Terra das oportunidades e por isto muitos mudam-se para trabalhar e acabam ficando, odiando o dia-a-dia nesta cidade que te engole com a correria, o trânsito, o trabalho e o alto custo de vida.

Eu, ao contrário vejo a cidade onde há de tudo um pouco, desde gastronômico, cultural, compras, agito etc. Por isto se você está aqui a passeio ou a negócios, aproveite as oportunidades que a cidade te oferece. E garanto, são muitas!

Onde ficar?

Como andar por São Paulo pode ser um desafio, procure ficar em um hotel nas proximidades de onde estará trabalhando. E, se estiver passeando, procure ficar nas redondezas da Avenida Paulista, de onde pode-se transitar de metrô para várias regiões e estará próximo dos principais pontos turísticos da cidade. Se seu foco for badalar fique na Vila Olímpia, cheia de restaurantes, bares e baladinhas.
Atentar que o táxi é caro, os ônibus e metrô lotados. Por isto planeje antecipadamente como fará os deslocamentos pela cidade de onde estiver hospedado. E, alugue um carro apenas se tiver muita experiência ao volante. Os paulistanos não perdoam quem anda devagar e sem saber onde está indo, principalmente durante a semana.

O que levar?

Estamos em um país tropical, mas o clima em tempos de primavera e outono podem variar em um mesmo dia, podendo estar frio, calor e chuva no mesmo dia, portanto esteja preparado para esta grande variação de temperatura. O dress code para trabalho exige terno e gravata dos homens para os ambientes mais formais como Bancos e empresas dos ramos financeiros e tradicionais. Podem ser mais casuais se forem ambientes da área de tecnologia e educacionais. Agora, se estiver a passeio, roupas e sapatos confortáveis para andar por aí. Apenas tenha roupas mais formais se planejar visitar uma peça de teatro ou concerto.

O que fazer?

Há bairros que valem um post exclusivo, mas aqui vai um pot-pourri do que fazer. Visite a Avenida Paulista, centro financeiro da cidade, mas também cheia de história onde os Barões de Café construíram suas mansões em sua época áurea. Pode-se ir a Casa das Rosas, ao Masp, Parque Trianon. Durante o Domingo há feira de antiguidades no vão livre do Masp. Vale também a visita ao Conjunto Nacional e aos Centros Culturais patrocinados pela Fiesp e Itaú (clique nos links para saber a programação).
Caminhe no Parque do Ibirapuera (eleito um dos mais belos parques do mundo pelo Trip Advisor) onde há espetáculos nos fins de semana e pode-se visitar o planetário. Para quem gosta de natureza ou estiver com crianças, é afastado, mas vá ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico e Simba Safari. E, falando em crianças, programe a ida ao Museu do Catavento, confira a programação dos cinemas e teatros, pois há sempre peças e filmes para os pequenos, além de atividades exclusivas para eles.
A cidade também oferece muitas atrações gratuitas, confira em Catraca Livre.

Cidade de São Paulo - o que visitar


Onde comer?

Ah! Comer... vai ser difícil escolher entre comida japonesa (temos mais restaurantes japoneses que pizzarias!), italiana, rodízios e o que exigir o seu paladar. Então, escolha pela sua vontade, localização e bolso. Abaixo links para ajudá-lo em sua escolha:

Guia de restaurantes Veja SP
Guia Paladar de restaurantes do Estado de SP
Guia Comida de restaurantes da Folha/Uol

Restaurantes que recomendo (clássicos da cidade para quem está a passeio principalmente):

Se estiver comemorando uma data especial e couber no bolso, vá ao DOM, eleito um dos melhores restaurantes do mundo pela revista Restauranter. O menu degustação tem pratos escolhidos pelo próprio Alex Atala, você apenas lista os itens que odiaria ver no seu prato e o resto é por conta dele.
Outro clássico para eventos especiais é o Terraço Itália. Vale a visita pela vista, mas o restaurante precisa de uma modernizada no local e no cardápio.

Como já disse, há mais restaurantes japoneses que pizzarias, então não deixe de ir a Liberdade provar quitutes da feirinha da Liba (gíria local para o Bairro da Liberdade) e também vá a um dos restaurantes do bairro. Quer ir em um simples, bom e barato? Vá ao prédio de restaurantes (Food Center) na Rua da Glória, 111 e delicie-se em restaurantes muito parecidos aos do Japão, com exceção dos dois rodízios que são tipicamente nipo-brasileiros. Ou, se quiser experimentar o clima do Japão com salas exclusivas onde é possível sentar-se no tatame, vá ao restaurante Hinodê na Rua Thomas Gonzaga, 62. Entretanto, não se prenda a estes, no geral a maioria dos restaurantes da Liba são muito bons.

Ah! Pizzas e comida italiana não podem faltar pois estamos em uma cidade onde a culinária italiana é marcante e presente. A maioria das pizzarias são boas então solicite a sugestão do pessoal local para uma boa pizzaria nas proximidades de onde estiver. Se possível, visite uma das cantinas no bairro do Bixiga. O restaurante Vila Tavola possui serviço de vans para o leva e traz e funciona 24h. É conveniente para depois do teatro por exemplo. Se quiser visitar um clássico vá a rua Avanhandava no centro e conheça o Famiglia Mancini.

Acredito que esta parte do post será eternamente editado pois é realmente muito difícil eleger os melhores restaurantes de São Paulo e como costumo sempre pensar com o estômago, esta é minha predileção por esta cidade. São muitos e muito variados e quem sabe não vale um post somente sobre onde comer em São Paulo.... então fique com os links acima para ajudá-lo.

O que comprar?

Produtos que não tenha em sua região, pois realmente o estado possui o mais alto índice de ICMS (18%) do país, então, se o seu produto estiver disponível para venda no seu estado ou país, provavelmente há a chance de ter o valor menor devido a incidência do imposto, a não ser que o frete compense. Pesquise antes pela internet para não perder tempo e aproveitar ao máximo a oferta cultural que a cidade tem a oferecer.

O melhor de São Paulo - compras

Links úteis




Dream. And Live. Pa.T.





Nenhum comentário:

Postar um comentário