sábado, 15 de fevereiro de 2014

Passaporte brasileiro - passo-a-passo

Infelizmente num mundo não tão livre assim, para que seus sonhos possam ultrapassar fronteiras há muita burocracia antes e começa pelo passaporte. As únicas exceções são os países que integram o Mercosul que não exigem passaporte basta apenas apresentar o original de seu Registro Geral (R.G.).

A renovação ou solicitação de um passaporte brasileiro está bem simples. Para solicitar o passaporte siga o passo-a-passo do site da Polícia Federal. Tenha em mãos: RG, CPF ou CNH, Título de Eleitor, Certidão de Casamento (caso tenha alterado o nome após o casamento) e Passaporte anterior, se aplicável. Para os homens, é também necessário a Carteira de Reservista. Crianças menores de 12 anos, precisam dos dados da Certidão de Nascimento. Não é mais necessário levar foto que é tirada pela própria PF no dia agendado.

Para solicitar a Certidão de quitação eleitoral, para os que perdem os comprovantes como eu, basta clicar no site do TSE e emitir a sua.

Depois de gerar a GRU e agendar, basta pagar e comparecer na data marcada no posto da Polícia escolhido. O passaporte fica pronto em 6 (seis) dias úteis e a Polícia Federal envia um email avisando quando ele está pronto.

Atendimento muito prestativo. Houve demora no dia por problemas no sistema, mas o time do atendimento estava se desdobrando para minimizar a espera.




Para dicas sobre vistos, cheque sempre o site dos consulados do país que for viajar, pois as regras de cada país podem mudar a qualquer momento.

Vencidas as burocracias você está pronto para romper fronteiras, sonhar, viajar, viver.

Live. And Dream. Pa.T.